Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Paróquia dos Álamos, Funchal

Semana Santa

Ramos->sº27mar16h; Dº28mar9h e 11h.

Ceia do Senhor->1abr17h.

Adoração->2abr10h-16h.

Paixão->2abr16h.

Vigília Pascal->3abr16h.

Missa do Dia Páscoa->4abr9h (após Adoração e Procissão pelo claustro ) e 11h.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=277880937195015&set=pcb.277881940528248&__cft__[0]=AZWeuNx8Y13HiKyIy8WGfs4_GPncF25bscZ1WPpKewo0UGGyCHe1FFLyJXyD1etU85bZIVpr-iK1fcOJaedXjECZRO92ZamxO6QYkkWZ4BRXPYeANfX9VfoQKoFW2IJL5r8&__tn__=*bH-R

Mão do Senhor

№ 649 | ano XIII | publicação desde 26outMMVIII

Domingo de Ramos B, 28mar2021

Por favor: consulte, no expositor, o seu serviço litúrgico; traga ruscos (ruscus aculeatus), tremoceiros e camélias até 3ª30mar18h. Obrigado.

 

Via Sacra e Missa: 6ªfª26mar17h30:

1ª| Jeremias 20,10-13

R| Na minha angústia invoquei o Senhor e do seu templo Ele ouv­iu a minha voz. + Salmo 17 (18)

Evangelho| João 10,31-42

o.f.| Nós Vos rogamos, Senhor.

 

Catequese21” sº27mar15h; 28mar10h +

Bênção(s) dos Ramos e Missa(s): sº27mar 16h (esta noite, adiante o relógio 1 hora); hoje, Domingo de Ramos, 28mar9h e 11h:

Saudação, Oração, Aspersão em silêncio, Evangelho de... João 12, 12-16 Caminhemos em paz. +

Procissão: cruciferário +ceroferários +fiéis.

 

Cantemos todos

->] Entrada¯ML-CT96

Bendito, bendito o que vem em nome do Senhor.

1 Aplaudi o Senhor, povos de todo o mundo; * aclamai o Senhor com brados de alegria.

2 Excelso é o Senhor, excelso e portentoso! * É poderoso Rei que reina sobre o mundo!

 3 O Senhor concedeu-nos domínio sobre os povos, * e pôs aos nossos pés, vencidas, as nações.

4 Pra nós escolheu nossa bendita herança: * a glória de sermos seu povo bem-amado.

5 O Senhor Deus se eleva por en­tre aclamações. * O Senhor Deus se e­leva ao som das trombetas.

6 Cantai ao nosso Deus um salmo de louvor! * Cantai ao nosso Rei um salmo de alegria!

7 Porque o Senhor é Rei que reina sobre o mundo, * cantai ao Senhor um hino jubilo so!

8 Deus reina sobre os povos num trono de justiça * Todos os reis do mundo juntaram-se ao seu povo.

9 Porque ao Senhor pertencem os príncipes da terra, * Deus é omni­potente no mais alto dos céus.

 

Coleta | pra rezar com quem está em casa, doente| Deus eterno e omnipotente, que, pra dar aos homens o exem­plo de humildade, quisestes que o nos­so Salvador se fizesse ho­mem e pa­decesse o suplício da cruz, fazei que siga­mos os ensinamentos da su­a paixão, pra merecermos tomar par­te na glória da sua ressurreição, E­le que é Deus… R: Amen.

 

¨ Palavra do Senhor

| Isaías 50, 4-7| Jesus Cristo é o Ser­vo de Deus.

Responsorial ML-SR-p52¯ Meu Deus, meu Deus, por­que me abandonastes? + Salmo 21 =22

| Filipenses 2, 6-11| Humilhou-se a Si próprio; por isso Deus O exal­tou.

¯Aclamação¯ Louvor/gló­ria Antífona: Cristo obedeceu até à mor­te †e morte de cruz. * Por isso Deus o exaltou † e Lhe deu um no­me † que está acima de todos os nomes.

Evangelho| Marcos 15,1-39 (breve) |Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Oração dos Fiéis (o. f.) B

sº| Cristo, ouvi-nos. Cristo, atendei-nos.
dº9h| Ouvi-nos, Senhor.
dº11h| Senhor, tende piedade de nós.

[><] Apresentação dos Dons¯CS-CT135

Onde haja caridade e amor, aí habita Deus.

1 Aqui nos reuniu o amor de Cristo: * alegremo-nos e n’ Ele rejubilemos; * respeitemos amoro­sa­men­te o nosso Deus * e amemo‑nos na lealdade do coração.

2 Assim reunidos uns aos ou­tros, * não nos separemos pela discór­dia: * longe de nós dissen­sões e con­tendas: * esteja con­nosco o Se­nhor, Jesus Cristo.

3 E um dia, com teus santos, nós ve­jamos, * na glória o teu rosto, ó Cris­to Deus! * Nossa dita será es­sa, imensa e pura, * por toda a e­ter­nidade sem fim. Amen.

 Aclamação de anamnese¯Quaresma e Páscoa

P¯ Mistério da fé para a sal­va­ção do mundo!

R¯ Glória a Vós que morrestes na cruz e agora viveis para sempre. Salvador do mundo, sal­vai-nos. Vinde, Senhor, Jesus.

 

[<>] Comunhão¯CT164

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando, vós sereis meus amigos.

1 Dou-vos um mandamento novo: * que vos
ameis uns aos outros co­mo eu vos amei.

2 Nisto conhecerão que sois meus discípulos, * se vos amardes uns aos outros.

CT145 1 Felizes os que levam vida sem mancha, * que andam na lei do Se­nhor!

2 Felizes os que guardam seus pre­ceitos * e O procuram de todo o coração.

3 Felizes os que não fazem a iniqui­dade, * mas trilham as sendas do Senhor!

4 Vós destes os vossos preceitos * pra fielmente se observarem.

5 Seja sempre firme a minha vida * no cumprimento dos vossos man­damentos!

6 Assim não serei confundido * se a­tender à Vossa lei.

7 Dar-Vos-ei graças de coração sin­cero * por aprender vossos justos decretos.

8 Hei de guardar fielmente os vos­sos preceitos, * oh não me queirais abandonar.

 

[-> Final ¯DJ-CT412

|:Hossana! Tu reinarás! *

na cruz Tu nos salvarás.:|2X

1 Irmãos, unidos no amor, * cantai um hino de glória, * um cântico de louvor. * A Cristo cantai vitória.

2 Cantai, belas criaturas, * um hino ao Criador: * Hossana lá nas altu­ras! * Hossana a Cristo Senhor!

3 Unidos na caridade, * unidos no a­mor de Deus. * Com Cristo até à Trin­dade, * com Cristo da terra aos céus.

4 Queremos morrer na Cruz, * que a cruz é o preço da vida, * no meio de nós, Jesus, * fruto da Igreja u­nida.

5 O mundo acreditará * em Jesus, verdade e bem. * E Cristo triunfa­rá * com Maria, nossa Mãe!

 

Esta semana

 2ªfª29mar17h — Confissão; 18h — Missa:

| Isaías 42,1-7

R| O Senhor é a minha luz e a minha salvação. + Salmo 26 (27)

Evangelho| João 12,1-11

o.f.| Pai santo, sede a nossa vida.

 

3ªfª30mar17h — Confissão; 18h — Missa:

| Isaías 49,1-6

R| A minha boca proclamará a vossa salvação. + Salmo 70 (71)

Evangelho| João 13,21-33.36-38

o.f.| Pai santo, sede Vós a nossa luz.

 

4ªfª31mar17h — Confissão; 18h — Missa:

| Isaías 49,1-6

R| A minha boca proclamará a vossa salvação. + Salmo 70 (71)

Evangelho| Mateus 26, 14-25

o.f.| Jesus, servo fiel, ouvi-nos.

 

Quinta-Feira Santa,

1abr17h — Ceia do Senhor, Adoração

véu...                     turíbulo                 naveta  

Missal                                                   micro.   

->] Entrada¯FS-CECII-p90

Saciastes o Vosso povo com o pão dos Anjos; * destes-nos, Senhor, destes-nos, Se­nhor, o pão do Céu.

Œ Vinde, comei do Meu pão, * be­bei o vinho que vos preparei.

 Deixai a insensatez e vivereis, * segui os caminhos da sabedoria.

Ž Vinde a Mim, vós que tendes fome, * e saciai-vos com o pão da vida.

 Saciastes o Vosso povo com o alimento dos Anjos, * destes-lhe a comer o pão do Céu.

 que tinha em si todas as delícias * e satisfazia todos os gostos.

‘ Este alimento revelava a doçura * que tendes para os Vossos filhos;

{ adaptava-se ao gosto de quem o comia, * acomodava-se ao de­sejo de cada um.

| Para que os filhos a quem a­mastes soubessem, Senhor, * que não são os frutos da terra que alimentam o homem.

 

¯Glória% enquanto acólito toca sinos

 

| Êxodo 12, 1-8.11-14| Preceitos sobre a ceia pascal

Responsorial ML-SR56¯ O cálice da bênção é co­munhão do sangue de Cristo. + Salmo 115 (116), 12s.15-18

| 1 Coríntios 11, 23-26| Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor.

¯Aclamação¯ ML-SR362¯ Louvor e gló­ria a Vós, Jesus Cristo Senhor! Antífona: Dou­‑vos um andamento novo, diz o Senhor: * amai-vos uns aos ou­tros como Eu vos amei.

Evangelho| João 13,1-15|A­mou-osatéaofim.

 

Oração dos Fiéis

Nós Vos rogamos, Senhor, ouvi-nos.

[><] Apresentação dos Dons¯ ML-CT135

Onde haja caridade e amor, aí habita Deus.

1 Aqui nos reuniu o amor de Cris­to: * aleg  remo-nos e n’ Ele reju­bilemos; * respeitemos amorosa­mente o

nosso Deus * e amemo­‑nos na lealdade do coração.

2 Assim reunidos uns aos outros, * não nos separemos pela discór­dia: * longe de nós dissensões e contendas: * esteja connosco o Senhor, Jesus Cristo.

3 E um dia, com teus santos, nós vejamos, * na glória o teu rosto, ó Cristo Deus! * Nossa dita será essa imensa e pura, * por toda a eternidade sem fim. Amen.

 

 Aclamação de anamnese¯Quaresma e Páscoa...

[<>] Comunhão¯CT164

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando, vós sereis meus amigos.

1 Dou-vos um mandamento novo: * que vos ameis uns aos outros co­mo eu vos amei.

2 Nisto conhecerão que sois meus discípulos, * se vos amardes uns aos outros.

CT145 1 Felizes os que levam vida sem mancha, * que andam na lei do Se­nhor!

2 Felizes os que guardam seus pre­ceitos * e O procuram de todo o coração.

3 Felizes os que não fazem a iniqui­dade, * mas trilham as sendas do Senhor!

4 Vós destes os vossos preceitos * pra fielmente se observarem.

5 Seja sempre firme a minha vida * no cumprimento dos vossos man­damentos!

6 Assim não serei confundido * se a­tender à Vossa lei.

7 Dar-Vos-ei graças de coração sin­cero * por aprender vossos justos decretos.

8 Hei de guardar fielmente os vos­sos preceitos, * oh não me queirais abandonar.

 

Incenso. Transladação do Santíssimo ¯MF-CT465

1 Celebremos o mistério * da divina Eucaristia, * corpo e sangue de Je­sus: * o mistério de Deus vivo, * Tão real no seu altar * Como ou­trora sobre a cruz.

2 Vindo à terra, que O chamava, * Cris­to foi a salvação * E a alegria do seu povo. * Foi profeta, foi pa­lavra * E palavra que, pre­gada, * Fez do mundo um mundo novo.

3 Foi na noite derradeira * Que, na ceia com os Doze, * Coração a co­ração, * Se deu todo e pra sem­pre. * Mãos em bênção sobre a me­sa * Da primeira comunhão.

4 Assim, Deus, que se fez homem, * Tudo fez em plenitude * De humil­dade e de pobreza. * E o milagre continua: * Onde falham os senti­dos, * Chega a esp’rança de quem reza.

Procissão Ì incenso, velas, Confraria, umbela, ministros

Há 8 dias

Incenso. Chegada à Reserva¯MF-CT465

5 Veneremos, adoremos * A presença do Se­nhor, * Nossa luz e pão da vida. * Cante a alma o seu louvor, * Adoremos no sacrário * Deus oculto por amor.

6 Demos glória ao Pai do Céu, * In­finita ma­jestade; * Glória ao Filho e ao Santo Espírito! * Em espírito e verdade, * Veneremos, adoremos * A Santíssima Trindade!

 

Sexta-Feira Santa,

2abr10h Adoração: C. Vi­centi­na. + catequese; 11h’M. Mensagem Fma; 12h’Legião Mª; 13h’Confraria SSS;

2abr16h, Paixão ’ suplemento.

 

Sábado Santo,
3abr16h, Vigília Pascal ”

1ª— Génesis 1,1-2,2| R — Mandai, Senhor, o vosso espírito e renovai a terra. + Salmo 103 =104| 3ª — Êxodo 14,15-15,1| R — O Senhor fez maravilhas em favor do Seu po­vo. + Êxodo 15| 7ª — Ezequiel 36,16-28| R — A minh’ alma tem sede de Vós, meu Deus. + Salmo 41 =42| Glória| Epístola — Romanos 6,3-11| R — Aleluia + Salmo 117 =118| Evangelho — Marcos 16,1-8

— De hoje a 8 —

Domingo de Páscoa,

4abr9hAdora­ção, procissão, Missa do Dia; 4abr11hMissa’
Atos 10,34a.37-43|  — Este é o dia que fez o Senhor: nele exultemos e nos alegremos. + Salmo 117=118| 1 Corín­tios 5,6-8| Sequência| Aclamação| Evangelho — João 20, 1-9

 

*******************************************************************************************

Mão do Senhor

Por favor, não deixe pela igreja; leve a alguém.

№ 649=28mar2021| ano XIII | publicação desde 26outMMVIII,

Suplemento de 6ª-Feira Santa

 

2abr16hCelebração da Paixão do Senhor

 

Acólitos verificam alfaias ne­cessárias: ga­lhe­ta da água, corporal e sanguíneo, cá­lice e píxide vazios; nada no altar. Entra­da em si­lêncio: 1 cruciferário e 2 ceroferários da Confraria + CNE. Prostra­ção/ ajo­e­lha-se em silêncio. Oração: Lembrai-Vos das vossas misericór­dias, Se­nhor; santificai e protegei sempre os vossos servos, pròs quais Jesus Cristo, vos­so Filho, insti­tuiu no Seu sangue o mistério pascal. Ele que é…

 

Palavra do Senhor

| Isaías 52,13-53,12| Foi tres­pas­sado por causa das nossas culpas.

R| Pai, em vossas mãos entrego o meu espí­rito. + Salmo 30=31

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

| Hebreus 4,14-16;5,7-9| Apren­deu a obediência e tornou-se causa de salvação pra todos os que lhe obede­cem.

Aclamação ¯CT623¯ Louvor a Vós, Rei da eterna glória, louvor a vós. Antífona: Cristo obe­deceu até à morte e morte de cruz. * Por isso Deus O exaltou e lhe deu um no­me * que está acima de todos os nomes.

Evangelho| João 18,1-19,42| Paixão de Nos­so Senhor Jesus Cristo.

 

Homilia. Oração universal. Ajoelhamo-nos entre a intervenção do leitor e a do pároco.

 

¯Convite na apresentação da Cruz¯

Pároco; 2 acólitos        +       ; 2 da Confraria com velas; à entrada, a meio e no do pres­bitério; todos se ajoe­lham, após cantar:

P: Eis o madeiro da Cruz, no qual esteve suspenso o Salvador do mundo.

R: |: Vinde, adoremos.:|2X

 

Todos se ajoelham. Adoração da Cruz¯AbF¯

|:Povo meu, que te fiz eu, que mal te causei, não me dirás?:|2X

 

¯DJ-CT413 |:Vitória! Tu reinarás! na cruz Tu nos salvarás.:|2X

1 Irmãos, unidos no amor, * cantai um hino de glória, * um cântico de lou­vor. * A Cristo cantai vitó­ria.

2 Cantai, belas criaturas, * um hino ao Criador: * Hossana Iá nas al­turas! * Hossana a Cristo Senhor!

 

FIRMA-TE EM JESUS PRA TERES VIDA - 4.ª Semana da Quaresma B, com Dia do pai

647.1-2.png

647.3.png

647.4.png

647.5.png

647.6.png

647.7.png

647.8.png

Mão do Senhor

№ 647 | ano XIII | publicação desde 26outMMVIII

4º Domingo da Quaresma B, 14mar2021

Há 8 dias:

 

6ªfª12mar17h — atendo; 17h30 — Via-Sacra; 18h — Missa

1ª| Oseias 14,2-10

R| Eu sou o Senhor, teu Deus:

Escuta a minha voz. + Salmo 80 (81)

Evangelho| Marcos 12,28b-34

o.f.| Atendei, Senhor, as nossas preces.,

 

Jornada do pai — Durante a semana, a catequese prepara uma recorda­ção pra cada pai. Sº13mar
15h — catequese = ”19; 16h   Missa, hoje, 4º Domingo da Quares­ma B, 14fev9h   Missa; 10h — catequese = ”19; 10h30 — Batismo; 11h   Missa

 

Cantemos todos

->] Entrada¯ CT37

Que alegria quando me disse­ram: * «Vamos para a casa do Senhor!» * Os nossos passos se detêm * Às tuas portas, Jerusa­lém.

Jerusalém, edificada * cidade be­la e harmoniosa. * Para lá sobem as tribos, * as tribos do Senhor.

‚Segundo o costume de Israel, * pra celebrar o nome do Senhor * ali estão os tribunais da justiça, * dentro da Casa de David.

ƒPedi a paz para Jerusalém, * Vi-
vam seguros quantos te amam. * Haja paz dentro dos teus muros, * Em teus palácios tranquilidade.

 

& Coleta | pra rezar com quem es­tá em casa, doente| Pai, que em Cristo nos destes o único mestre de sabedoria e o libertador do po­der maligno, tornai-nos fortes na profissão da fé, para proclamar­mos a verdade por palavras e o­bras e tes­temunharmos a felici­dade dos que a Vós se confiam.

 

¨ Palavra do Senhor

1ª| 2 Crónicas 36,14-16-19-23| A in­dignação e a misericórdia do Se­nhor manifesta-se no exílio e na libertação do povo.

Responsorial ¯ML-SR-p196¯ Se eu de ti me não lembrar, Jerusalém, |:fi­que presa a minha língua.:|2X + Salmo 136 (137)

2ª| Efésios 2,4-10| Mortos por cau­sa dos nossos pecados, salvos pe­la graça.

Aclamação ¯CT623=SR363¯ Louvor a Vós, Rei da eterna glória, lou­vor a Vós! Antífona: Deus amou tanto o mun­do † que lhe deu o seu Filho U­ni­génito: * quem acre­dita nele tem a via e­terna.

Evangelho| João 3,14-21| Deus en­viou o seu Filho pra que o mun­do seja sal­vo por Ele.

 

[><] Apresentação dos Dons¯¯AA-CT218

Senhor, Tu és a luz que ilumina a terra inteira, * Tu és a luz que ilumina a minha vida.

u Cantai ao Senhor um cântico novo, * cantai ao Senhor terra in­teira. * Cantai ao Senhor, bendi­zei o Seu nome.

v Publicai entre as nações a sua glória, * em todos os povos as suas maravilhas. O Senhor é grande e digno de louvor.

w Dai ao Senhor, ó família dos po­vos, * dai ao Senhor glória e po­der. Dai ao Senhor a glória do Seu nome.

x Alegrem-se os céus, exulte a ter­ra, * ressoe o mar e tudo o que ele contém. * Exultem os campos e as árvores dos bos­ques.

 

Oração dos Fiéis =o.f.-

sº|              Ouvi-nos, Senhor.

dº9h|                   Renovai-nos, Senhor, no vosso Espírito.

dº11h|        Iluminai, Senhor, o nosso coração.

 

 Aclamação de anamnese¯QuaresmaRPáscoa

P¯ Mistério da fé para a sal­va­ção do mundo!

R¯ Glória a Vós que morrestes na cruz e agora viveis para sempre. Salvador do mundo, sal­vai-nos. Vinde, Senhor, Jesus.

 

[<>] Comunhão ¯CT876

Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o seu Filho. * Todo aquele que n’Ele acredita tem a vida eterna.

Œ Ó Deus, dai ao rei o poder de julgar * e a vossa justiça ao filho do rei.

 Ele governará o vosso povo com justiça * e os vossos pobres com equidade.

Ž Os montes trarão a paz ao povo * e as colinas a justiça.

 Ele fará justiça aos mais humil­des do povo, * salvará os indigen­tes e abaterá os opressores.

 Permanecerá como o sol e como a lua, * de geração em geração.

‘ Descerá como a chuva sobre a relva, * como a água que fecunda a terra.

’ Florescerá a justiça nos seus di­as * e uma grande paz até ao fim dos tempos.

“ Ele dominará de um ao outro mar, * do grande rio até aos con­fins da terra.

 

[-> Final ¯ CS-CT319

|:O Senhor salvou-me.:|2X

|:O Senhor salvou-me

porque me tem amor.:|2X

u Por aquilo que o Senhor fez por ti, * reconhece quanto vales para Ele.

v Não há maior prova de amor * do que dar a sua vida pelo amigo.

w Quando éramos seus inimigos * Jesus Cristo deu a vida por nós.

x Eu vivo da fé no Filho de Deus * que me amou e se entregou por mim.

 

\/ Por nossas palavras

Mensagem do papa prà Quaresma(continuação)

«Na Quaresma, estejamos mais atentos a «dizer palavras de in­centivo, que reconfortam, conso­lam, fortalecem, estimulam, em vez de palavras que humilham, angustiam, irritam, desprezam» (papa Francisco, encíclica Fratelli Tutti = FT, 223). Às vezes, para dar esperança, basta ser «uma pessoa amável, que deixa de lado as suas preocupações e urgências para prestar atenção, oferecer um sorriso, dizer uma palavra de estí­mulo, possibilitar um espaço de escuta no meio de tanta indiferen­ça» (FT 224).

No recolhimento e oração silen­ciosa, a esperança é-nos dada co­mo inspiração e luz interior, que i­lumina desafios e opções da nossa missão; por isso mesmo, é funda­mental recolhermo-nos para rezar (cf. Mt 6, 6) e encontrar, no se­gredo, o Pai da ternura.

Viver uma Quaresma com es­perança significa sentir que, em Jesus Cristo, somos testemunhas do tempo novo em que Deus re­nova todas as coisas (cf. Ap 21, 1-6), «sempre dispostos a dar a razão da [nossa] esperança a todo aquele que [no-la] peça» (1 Pd 3, 15): a razão é Cristo, que dá a su­a vida na cruz e Deus ressuscita ao terceiro dia». (Continua.)

 

Esta semana: 17h — Confissão; Missa
2ªfª15mar18h <-/
1ª| Isaías 65,17-21

R| Eu Vos louvarei, Senhor, poque me salvastes.+ Salmo 29 (30)

Evangelho| João 4,43-54

o.f.| Deus de bondade, ouvi-nos.

 

3ªfª16mar18h <-/
1ª| Ezequiel 47,1-9.12

R| O Senhor do Universo está connosco, o Deus de Jacob é a nossa fortaleza.+ Salmo 45 (46)

Evangelho| João 5,1-3a.5-16

o.f.| Filho de Deus, ouvi-nos.

 

4ªfª17mar18h <-/
1ª| Isaías 49,8-15

R| Senhor é clemente e cheio de compaixão. + Salmo 144 (145)

Evangelho| João 5,17-30

o.f.| Senhor de misericórdia, ouvi-nos.

Esta semana: 17h — Confissão; Missa

5ªfª18mar18h <-/
1ª| Êxodo 32,7-14

R| Para glória do vosso nome, salvai-nos, Senhor. + Salmo 105 (106)

Evangelho| João 5,31-47

o.f.| Ouvi-nos, Pai Santíssimo.

 

6ªfª19mar17h — atendo; 17h30

— Via-Sacra; 18h <-/
Solenidade de São José, esposo da Virgem Santa Maria

1ª| 2 Samuel 7,4s

R| A sua descendência permane­cerá eternamente. + Salmo 88 (89)

2ª| Romanos 4,13.16-18.22

Evangelho| Mateus 1,16.18-21.24a ou Lucas 2,41-51a

o.f.| Pai nosso, que estais nos céus, ouvi-nos.

 

De hoje a 8:

Sº20mar15h — Reconciliação pra todos ” catequese 20 prò 1º, 2º e 3º anos; 16h   Missa;

 

Jornada do pai—Cadapaireceberáumarecordação,após asMissas.

Renúncia—Continuamosapôrali­mentosjuntoaoaltar.

 

Passos — Não sendo permitida a procissão pela via pública, a cele­bração será na Missa das 9h do

5º Domingo da Quaresma B, Dºƒº 21fev9h   Missa, adoração... bênção do Santíssimo; 10h — Reconciliação pra todos ” catequese 20 prò 1º ano; 11h   Missa

1ª| Jeremias 31,31-34

R¯ Dai-me, Senhor, um coração puro. + Salmo 50 (51)

2ª| Hebreus 5,7-9

Evangelho| João 12,20-33

 

3º Domingo da Quaresma B, 7mar2021

https://www.facebook.com/photo/?fbid=264897371826705&set=pcb.264898688493240&__cft__[0]=AZX3XIIPCjV_DBfai1HiitKXq3ryrdrpMO4X_a33eipT6hYuOsa-2AwvfNGE2NWo3DNq_-z05mBJuzwVj_BJ_-zrx79pMy3bSMdKLboNYedEOQ&__tn__=*bH-R

Mão do Senhor

№ 646  | ano XIII | publicação desde 26outMMVIII

Mensagem do papa prà Quaresma (continuação)

«A esperança como “água vi­va”, que nos permite continuar o nosso caminho

A samaritana, a quem Jesus pedira de beber junto do poço, não en­tende quando Ele lhe diz que poderia oferecer-lhe uma “á­gua vi­va” (cf. Jo 4, 10); e, natu­ral­mente, a primeira coisa que lhe
vem ao pensamento é a água ma­terial, ao passo que Jesus pen­sava no Espírito Santo, que Ele da­rá em abundância no Mis­tério Pascal e que infunde em nós a es­perança que não desilude. Já quando pré­‑anuncia a sua paixão e morte, Jesus abre à esperança dizendo que “ressuscitará ao ter­ceiro dia” (Mt 20, 19). Jesus fala-nos do fu­turo aberto de par em par pela misericórdia do Pai. Espe­rar com Ele e graças a Ele — si­gnifica a­creditar que a última pa­lavra na histó­ria, não a têm os nossos er­ros, as nossas violências e injusti­ças, nem o pecado que crucifica o A­mor; significa obter do seu Cora­ção aberto o perdão do Pai.

No contexto de preocupação em que vivemos atualmente, onde tu­do parece frágil e incerto, falar de esperança poderia parecer uma provocação. O tempo da Quares­ma é feito para ter esperança, pa­ra voltar a dirigir o nosso olhar pa­ra a paciência de Deus, que conti­nua a cuidar da sua Criação, não obstante nós a maltratarmos com frequência (cf. Enc. Laudato si’, 3233.43-44).

É ter esperança naquela recon­ciliação a que nos exorta apaixo­nadamente São Paulo: «Reconcili­ai-vos com Deus» (2 Cor 5, 20). Recebendo o perdão no Sacra­men­to que está no centro do nos­so pro­cesso de conversão, torna­mo-nos, por nossa vez, propaga­dores do perdão: tendo-o recebido nós pró­prios, podemos oferecê-lo através da capacidade de viver um diálogo solícito e adotando um comporta­mento que conforta quem está feri­do. O perdão de Deus, através tam­bém das nossas palavras e gestos, possibilita viver uma Páscoa de fra­ternidade». Continua.

 

1ª6ªfª5mar 16h30 — a­tendo; 17h — Adora­ção; 17h30 — Via-Sacra; 18h — Missa”

1ª| Génesis 37,3s.12s.17s

R| Recordai as maravi­lhas do Se­nhor. + Sal­mo 104 (105)

Evangelho| Ma­teus

  21,33-43-45s

o.f.| Ouvi‑nos, Senhor.

 

1º sº6mar15h — catequese = ”18; 16h   Missa, Adoração, hoje,

 

3º Domingo da Quaresma B, 7mar
9h   Missa; 10h — catequese = ”18; 11h   Missa

 

Cantemos todos

->] Entrada¯AM-Palavras de Vida-46

Nem de pão o homem vive, nem de pão o homem vive! |:Vive da Palavra, vive da Palavra, vive da Palavra que vem de Deus.:|2X

Œ Falai, Senhor, que o vosso ser­vo escuta! * — Quem escuta as Mi­nhas palavras e as põe em práti­ca, * edifica a sua casa sobre a ro­cha. * Palavra da Salvação!

v Falai, Senhor, que o vosso ser­vo escuta! — Aquele que recebe a se­mente em boa terra * é o que ouve e compreende a palavra e dá mui­to fruto. * Palavra da Salva­ção.

Ž Falai, Senhor, que o vosso ser­vo escuta! — Todo aquele que fi­zer a vontade de Meu Pai  * esse é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe. * Palavra da Sal­vação.

 

Coleta

| pra rezar com quem está em casa, doente| Senhor nosso Deus, cujo nome é santo, inclinai os nossos corações para os vossos mandamentos e dai-nos a sabedoria da cruz, para que — livres do peca­do, que nos fecha no nosso egoísmo — nos abramos ao dom do Espírito, para nos tornar­mos templo vivo do vosso amor.

Palavra do Senhor¨

1ª| Êxodo 20, 1-7| A lei foi dada por Moisés.

Responsorial¯ ML-SR-p194¯ Senhor, Se­nhor, |:vós tendes palavras de vi­da eterna.:|2X + Salmo 18 (19)

2ª| 1 Coríntios 1, 22-25| Nós prè­gamos Cristo crucificado, es­cândalo para os homens, mas sabedoria de Deus para os que são chamados.

¯Aclamação ¯ML-SR-p362¯ Louvor e gló­ria a Vós, Jesus Cristo Se­nhor. Antífona: Deus amou tanto o mundo † que lhe deu o seu Filho Unigéni­to; * quem acre­dita nele tem a vi­da eterna.

Evangelho| João 2, 13-25| Destruí este tem­plo e em três dias o levantarei.

 

[><] Apresentação dos Dons¯CT876

Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o seu Filho.* Todo aquele que n’Ele acredita tem a vida eterna.

Œ Ó Deus, dai ao rei o poder de julgar* e a vossa justiça ao filho do rei.

 Ele governará o vosso povo com justiça* e os vossos pobres com equidade.

Ž Os montes trarão a paz ao povo* e as colinas a justiça.

 Ele fará justiça aos mais humildes do povo,*salvará os indigentes e abaterá os opressores.

 Permanecerá como o sol e como a lua,* de geração em geração.

‘ Descerá como a chuva sobre a relva,* como a água que fecunda a terra.

’ Florescerá a justiça nos seus dias* e uma grande paz até ao fim dos tempos.

“ Ele dominará de um ao outro mar,* do grande rio até aos confins da terra.

 

Oração dos Fiéis =o.f.-

sº| Nós Vos rogamos, Senhor, ou­vi-nos.

dº9h| Renovai-nos, Senhor, com a Vossa graça.

dº11h| Salvador do mundo, sal­vai-nos.

 

 Aclamação de anamnese¯QuaresmaRPáscoa

P¯ Mistério da fé para a salvação do mundo!

R¯ Glória a Vós que morrestes na cruz e agora viveis para sem­pre. Salvador do mundo, sal­vai-nos. Vinde, Senhor, Jesus.

 

[<>] Comunhão ¯JR-CT733

Œ O povo de Deus no deserto an­dava * mas à sua frente Alguém caminhava. * O povo de Deus era rico de nada; * só tinha esperan­ça e o pó da estrada.

|:Também sou teu povo, Senhor, e estou nessa estrada. Somente a Tua graça me basta e mais na­da.:|2X

v O povo de Deus também vacila­va, * às vezes custava a crer no amor. * O povo de Deus, choran­do reza­va, * pedia perdão, e re­começava.

|:Também sou teu povo, Senhor, e estou nessa estrada. Perdoa se às vezes não creio em mais nada.:|2X

Ž O povo de Deus também teve fo­me * E Tu lhe mandaste o pão lá do céu. * O povo de Deus can­tando deu graças. * Provou Teu amor, Teu amor que não passa.

|:Também sou teu povo, Senhor, e estou nessa estrada. Tu és ali­mento na longa jornada.:|2X

 O povo de Deus ao longe avis­tou * a terra querida que o amor prepa­rou. * O povo de Deus cor­ria e can­tava * e, nos seus lou­vores, Teu po­de procla­mava.

|:Também sou teu povo, Senhor, e estou nessa estrada. Cada dia mais perto da terra esperada.:|2X

 

[-> Final ¯JP-CT306

É preciso renascer, é preciso renascer. Deixai ódios, vio­lências. É preciso renascer.

Œ Convertei-vos e acreditai: * eis a nova que venho dar-vos. * Amai todos sem distinção * porque to­dos somos irmãos. * Aceitai, acei­tai, aceitai o Reino de Deus.

 Se alguém diz que me tem a­mor, * guardará a minha Palavra, * o meu Pai também o amará * e faremos nele morada. * Aceitai, aceitai, aceitai o Reino de Deus.

Ž Tudo quanto vos ensinai * é que ameis os vossos irmãos. * Sereis dignos do Meu amor, * se fizer­des o que vos mando. * Aceitai, acei­tai, aceitai o Reino de Deus.

 

Esta semana: Confissão: 17h| Missa:

2ªfª8mar18h <-/

1ª| 2 Reis 5,1-15a

R| A minha alma tem sede do Deus vivo: quando verei a face do Senhor? + Salmo 41 (42)

Evangelho| Lucas 4,24-30

o.f.| Ouvi-nos, Pai santo.

 

3ªfª9mar17h — atendo; 18h <-/

1ª| Daniel 3,25.34-43

R| Lembrai-Vos, Senhor, da Vos­sa misericórdia. + Salmo24(25)

Evangelho| Mateus 18,21-35

o.f.| Ouvi-nos,

 

4ªfª10mar17h — atendo; 18h <-/

1ª| Deuteronómio 4,1.5-9

R| Jerusalém, louva o teu Se­nhor. + Salmo 147

Evangelho| Mateus 5,17-19

o.f.| Jesus Cristo, ensinai-nos a Vossa Lei.

 

5ªfª11mar18h <-/

1ª| Jeremias 7,23-28

R| Se hoje ouvirdes a voz do Se­nhor, não fecheis os vossos corações. + Salmo 94 (95)

Evangelho| Lucas 11,14-23

o.f.| Ouvi, Senhor, a nossa sú­plica.

 

6ªfª12mar17h — atendo; 17h30 — Via-Sacra; atendo; 18h <-/

1ª| Oseias 14,2-10

R| Eu sou o Senhor, teu Deus:

Escuta a minha voz. + Salmo 80 (81)

Evangelho| Marcos 12,28b-34

o.f.| Atendei, Senhor, as nossas preces.,

 

sº13mar15h — catequese = ”19; 16h   Missa — jornada do pai — de hoje a 8, 4º Domingo da Quares­ma B, 14fev9h   Missa;

10h — catequese = ” 19; 11h   Missa

1ª| Crónicas36,14-16-19-23

R¯ Se eu me não lembrar de ti, Jerusalém, |:Fique presa a minha língua.:|2X +Salmo 136 (137),

2ª| Efésios 2,4-10

Evangelho| João 3,14-21



Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub