«Abraão morreu, os profetas também, mas Tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, nunca sofrerá a morte’»: 2abr5ª-fª da V Semana da Quaresma, 2020
5ªfeira2abr18h — Missa <-/ à porta fechada ![]()
\|/
CANTEMOS TODOS
->]¯Entrada¯PJM-CT41
Senhor, que nossos passos sigam para vós.
(1) O Senhor pensou em nós * desde toda a eternidade, * e colocou sobre os homens * seus olhos de bondade.
\./ PALAVRA DO SENHOR_._
1ª LEITURA | Génesis 17,3-9
«Será pai de um grande número de nações»
Abraão, que Jesus vai recordar no Evangelho, aparece aqui como o homem com quem Deus faz Aliança e que, por isso mesmo, se torna o pai de todo o futuro povo de Deus. Abraão é igualmente o símbolo de todos os que se entregam, confiadamente, ao poder da palavra de Deus, e, por isso, se tornam instrumento providencial da acção de Deus entre os homens e objecto da sua divina intimidade.
Leitura do Livro do Génesis
Naqueles dias, Abrão caiu de rosto por terra e Deus falou-lhe assim: «Esta é a minha aliança contigo: Serás pai de um grande número de nações. Já não te chamarás Abrão, mas Abraão será o teu nome, porque farei de ti o pai de um grande número de nações. Farei que tenhas incontável descendência que dês origem a povos e de ti sairão reis. Estabelecerei a minha aliança contigo e com a tua descendência, de geração em geração. Será uma aliança perpétua, para que Eu seja o teu Deus e o Deus dos teus futuros descendentes. A ti e à tua futura descendência darei a terra em que tens habitado como estrangeiro, toda a terra de Canaã, em posse perpétua. Serei o vosso Deus». Deus disse ainda a Abraão: «Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência futura de geração em geração».
Palavra do Senhor.
RESPONSORIAL
(Refrão:) O Senhor recorda a Sua aliança para sempre. + Salmo 104 (105)
(Repete-se o refrão)
Procurai o Senhor e o seu poder,
buscai sempre a sua face.
Recordai as suas maravilhas,
os seus prodígios e os oráculos da sua boca.
(Repete-se o refrão)
Vós, descendentes de Abraão, seu servo,
filhos de Jacob, seu eleito,
o Senhor é o nosso Deus
e as suas sentenças são lei em toda a terra.
(Repete-se o refrão)
Ele recorda sempre a sua aliança,
a palavra que empenhou para mil gerações,
o pacto que estabeleceu com Abraão,
o juramento que fez a Isaac.
(Repete-se o refrão)
ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO
- Salmo 94 (95), 8ab
(Refrão:) Louvor a Vós, Jesus Cristo, Rei da eterna glória.
(Repete-se o refrão)
(Antífona:) Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações.
(Repete-se o refrão)
EVANGELHO| João 8,51-59
«Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia»
Toda a obra de Jesus é o que é e tem o valor que tem por Ele ser quem é: o Filho de Deus, imagem do Pai. Aquele que estabelece a aliança entre o Pai e os homens. Esta aliança já vem de longe: um dos seus grandes momentos foi quando Deus a fez com Abraão. Mas Jesus é maior do que Abraão, e é antes dele e será depois dele. Por isso, a aliança selada no sangue da sua cruz é aliança eterna, que havemos de recordar perpetuamente, como também Ele jamais a esquecerá.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: «Em verdade, em verdade vos digo: Se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte». Responderam-Lhe os judeus: «Agora sabemos que tens o demónio. Abraão morreu, os profetas também, mas Tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, nunca sofrerá a morte’. Serás Tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E os profetas também morreram. Quem pretendes ser?» Disse-lhes Jesus: «Se Eu Me glorificar a Mim próprio, a minha glória não vale nada. Quem Me glorifica é meu Pai, Aquele de quem dizeis: ‘É o nosso Deus’. Vós não O conheceis, mas Eu conheço-O; e se dissesse que não O conhecia, seria mentiroso como vós. Mas Eu conheço-O e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; ele viu-o e exultou de alegria». Disseram-Lhe então os judeus: «Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?!» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Antes de Abraão existir, ‘Eu sou’». Então agarraram em pedras para apedrejarem Jesus, mas Ele ocultou-Se e saiu do templo.
Palavra da salvação.
ORAÇÃO DO FIÉIS|
Ouvi, Senhor, a nossa prece. (Repete-se)
Mão do Senhor
Não deixe pela igreja; leve a alguém.
Paróquia dos Álamos
caminho da Azinhaga, 3 * 9020-067 Funchal
Ŧ 291751451; hectoralamos@sapo.pt;
facebook.com/alamosparoquia
alamos.blogs.sapo.pt
5ª semana da Quaresma:
Pra REVIVER, sugerimos a cada batizado recordar o Batismo através do Pai Nosso; à comunidade e famílias, ligar a pessoas em luto ou doença. Símbolos: ligaduras e lençol.