Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paróquia dos Álamos, Funchal

Ide dizer... a Vida!

2.ª-Feira da 1.ª Semana da Páscoa

Vigília Vaticano 2020.png

 

2.ª-Feira da 1.ª Semana da Páscoa

Este é o 2.º de 8 dias ou Oitava da Páscoa, viva como um só «Dia». É também o 3.º dia do «grande Domingo» a Cinquentena Pascal, como disse santo Atanásio, nome que, por sinal, significa «que não morre».  A Ressurreição não é um facto isolado. É sentido e culminar de toda a história, vida e morte do Homem. Ocupamo-nos neste dias litúrgicos da aparição:

 do Ressuscitado (aos discípulos) — Evangelho —

e da Igreja nascente (prò mundo) — 1.ª leitura.

O Evangelho narra a aparição de Cristo a Maria de Magdala e a Maria de São Tiago. Após o anúncio do Anjo — «...Ressuscitou... Ide dizer...» —,  o próprio Jesus lhes disse: «Alegrai-vos... Não temais: ide dizer aos meus irmãos que vão prà Galileia; lá Me verão».

O evangelista Mateus dá conta do conflito entre o judaísmo e o nascente cristianismo. Os sumos sacerdotes e os anciãos compram o silêncio dos guardas do sepulcro de Jesus: «Dizei que os Seus discípulos foram de noite e roubaram o corpo enquanto dormíeis».

Contudo, os discípulos têm tratado de repor a verdade. Os Atos dos Apóstolos, lidos desde as Páscoas do século IV, apresenta-nos hoje o primeiro dos anúncios do apóstolo Pedro: «Deus ressuscitou Jesus e disso somos testemunhas nós», que recebemos «a efusão Espírito Divino, predita pelo profeta Joel pròs tempos messiânicos». Apesar de Jesus ter sido morte, cumpre-se a profecia: «Não me entregarás à morte nem deixarás o Vosso servo sofrer a corrupção» (salmo responsorial). Cada um de «nós» trata de difundir tal Verdade que nos enche de alegria, fé e coragem pra anunciá-la:

Deus «assinou por baixo» dos ditos e feitos de Jesus, ressuscitando-O dentre os morros;

a Sua ressurreição inaugura tempo e mundo novos, em que a Vida diz a última palavra sobre a morte de quem acreditar no Filho por Deus ressuscitado. «Glória a Vós que... agora viveis pra sempre... Salvai-nos. Vinde, Senhor Jesus!»

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub